Vamos agora iniciar o livro 2 de Brother. Lembre-se que o livro faz saltos de tempo que você deve prestar atenção para não ficar perdido(a).


Bjss. Boa leitura!!

____________________________________________________________________

Capítulo 13


Tradução/inglês: ayszhang
Tradução: Rubens



Caro Príncipe, devo deixá-lo, mas nunca o esquecerei, e na próxima primavera trarei duas belas joias em lugar daquelas que você deu. O rubi deve ser mais vermelho do que uma rosa vermelha, e a safira deve ser tão azul quanto o grande mar.

-Oscar Wilde, o príncipe feliz




1989

"Boa noite. Este é o News Simulcast [NT: Informação jornalística simultânea, igual o plantão da globo] para a sexta-feira, 19 de maio de 1989, o décimo quinto dia do quarto mês lunar. No programa de hoje, observamos o importante discurso do primeiro-ministro Zhao Ziyang na Praça Tiananmen, em Pequim, incitando aos manifestantes estudantis para parar de jejum; O presidente da junta governativa do Supremo Soviético, Mikhail Gorbachev, retorna a casa depois de completar uma visita de estado à China e deixou Pequim em um jato privado na noite passada ... bzzz ... bzzz ... Vamos agora aprofundar em ... bzzzzzz ... ".

Xu Ping atingiu a televisão a cores de 19 polegadas com as mãos molhadas enquanto o sinal continuava a se desconectar. Ele pegou as duas antenas atrás da televisão e as agitou por um tempo, mas a única coisa na tela era estática.

"O que aconteceu com a TV?", Ele murmurou para si mesmo.

Uma série de sons de aparência da panela de pressão forçou o Xu Ping a parar a inspeção e correr de volta para a cozinha.

As costelas de porco e as batatas estavam sendo cozidas no aquecedor de pressão e, à medida que o pequeno botão de ventilação girava, um aroma cheio de água flutuava.

Xu Ping respirou profundamente e retirou o fogão do fogão a gás.

O arroz já estava pronto. Xu Ping tirou um pacote de baby bok choy da cesta de vegetais verdes e lavou um pouco antes de mexer com um pouco de alho. As gotas de água ainda sobre o vegetal salpicaram o óleo fervente e explodiram como fogos de artifício.

"Xiao-Zheng, jantar!", Ele gritou quando empilhou o baby bok choy em um prato.

Quando abriu a panela de pressão, uma onda de vapor subiu rapidamente, obscurecendo os seus óculos. Ele deu um passo para trás apenas para se deparar com um corpo quente. Ele quase tropeçou, mas a pessoa agarrou-o.

Xu Ping sabia sem ter que olhar para trás que era seu irmão que, embora três anos mais novo, já havia crescido mais alto que ele. A aparência do menino não era mais adorável como fora. Ele era como uma plântula que havia crescido em uma pequena árvore, ainda imaturo, o futuro que estava à frente era claro para ver.

Xu Zheng era definitivamente o filho de seu pai. [NT: Por ser muito bonito]

Xu Ping limpou os óculos com um canto da camisa. "Não fique atrás de mim assim sem me dizer de novo, ok? Eu poderia ter pisado em você. "

"Eu chamei você", Xu Zheng falou lentamente. "Você não ouviu".



Xu Ping recolocou seus óculos negros de volta ao nariz e limpou o suor em sua testa com um braço. "Vamos comer. Nós estamos tendo costelas e batatas esta noite ".

Os irmãos sentaram-se na mesa de jantar, e Xu Ping colocou comida na tigela de seu irmão.

"... vocês ainda são jovens, queridos alunos! O caminho a seguir é longo e vocês devem viver de forma saudável para ver o nosso país alcançar a modernização. Vocês não são como nós que somos velhos. O estado e seus pais trabalham arduamente para levantar vocês para serem estudantes universitários. Vocês tem agora dezenove anos, talvez vinte anos, e estão sacrificando as suas vidas assim ... Não vi uma discussão hoje. Eu vim pedir que vocês pensem sobre isso de forma racional ... ".

Um velho vestindo um terno Mao estava falando em um alto-falante vermelho com um acento Henan intenso.

Xu Ping ouviu atentamente o discurso completo do líder com pauzinhos no ar. Ele se virou para o irmão dele. "Você consertou a TV?"

Xu Zheng estava comendo um pedaço de batata em sua boca quando seu irmão o interrompeu. A batata caiu de volta na sua tigela.

Xu Ping riu e gentilmente acariciou seu irmão desajeitado na cabeça.



Brrrring!

Xu Ping colocou os utensílios e pegou o telefone. "Olá?"

"Oi, Xu Ping? É seu pai.” Uma voz familiar e profunda disse na linha.

Xu Ping cobriu o receptor e disse a seu irmão para baixar o volume da televisão.

"Pai, como vai a sessão de filmagem?"

"Bom Bom. Ainda estamos a tirar fotos externas em Yan'an. Eu não tive nada para fazer hoje, então eu tirei o dia de folga e cheguei à estação de correios para fazer uma ligação. Como está tudo em casa? "

"Estamos indo bem. Apenas comendo o jantar agora, na verdade. Batatas e costelas assadas. Então, quando você está voltando para casa, pai? "

"Em mais alguns dias. O diretor queria retomar mais algumas cenas depois disso. Você sabe que eu sou velho amigo de Wang, e eu disse a ele que meu filho faria o vestibular da universidade. Ele imediatamente concordou em me deixar disparar minhas peças primeiro para que eu possa ir para casa logo depois de terminarmos. "

"Não se apresse, pai", Xu Ping respondeu com um sorriso malicioso. "Pode ser um papel de apoio novamente, mas este é o nosso excelente estreante Zhou Enlai. É melhor você dar um cento e dez por cento de você e não decepcioná-lo.

"Decepcioná-lo ?!" Xu Chuan bufou. "Eu sou o vencedor do Galo do Ouro, muito obrigado [NT: agradecimento retórico, irônico]! Eu estava muito magro para atuar como o grande presidente Mao naquela época, ou então eu definitivamente teria sido o papel principal! "

Xu Ping começou a rir.

O segundo ano depois de seu irmão ter voltado para casa, um diretor de August First [NT: companhia de filmes] entrou em contato com seu pai e ofereceu-lhe um papel como He Long, o rebelde que se juntou à revolução com dois espertalhões. Xu Chuan cresceu um bigode e aprendeu Tujia [NT: Outra língua falada na China] com um colega. Ele carregou dois Mauser C96s que ele esculpiu em madeira e praticou chicoteando-os em casa, ele entretinha seu filho fazendo sons de bala enquanto ele fazia isso e contando piadas na língua de Hunan. O filme recebeu aclamação após seu lançamento, e Xu Chuan ganhou o Galo de ouro naquele ano como o melhor papel de apoio. Ele finalmente teve sua grande chance como ator aos trinta e oito anos e chegou à tela grande.

"Você tem o suficiente para gastar?"

"Sim. Xu Zheng e eu não precisamos comprar nada caro, e mantimentos não custam tanto ".

"Como estão os estudos?"

"Estamos fazendo exercícios todos os dias e simulamos testes a cada três dias. Entrar na universidade não deve ser um problema se eu executar normalmente ".

Xu Chuan hesitou antes de perguntar tentativamente: "Quais faculdades você está planejando candidatar-se?"

Xu Ping não respondeu.

"Eu conversei no telefone com a sua professora da escola no outro dia. Ela disse que suas marcas nos testes simulados em toda a região saíram, e você precisa preencher sua candidatura até o final do mês. Ela me disse que suas marcas são realmente boas e a escola quer que você faça uma inscrição para uma escola em Pequim e eles me pediram para lhe dar apoio como pai. "Xu Chuan fez uma pausa. "Você está aí, filho?"

"Sim."

Xu Chuan continuou depois de um momento. "Por todos esses anos, com sua mãe e seu irmão assim, essa família não teria chegado tão longe se você não fosse tão bom garoto. Você é mais forte do que eu, você é responsável e independente. Você nunca fez eu me preocupar tanto com o seu irmão ou com seu próprio trabalho escolar. Papai nunca agradeceu por tudo isso.”

"Papai!" Interrompeu Xu Ping. "O que você está dizendo? Somos família! "

Xu Chuan não parou. "Filho, você tem idade suficiente para entender o que estou prestes a dizer. Papai não é um homem capaz. Só sei como fingir. Eu não posso fazer negócios e me tornar um milionário, mas eu tenho trabalhado em tantos projetos esses anos e economizado alguns dólares. Talvez não muito, mas posso poupar um pouco. Eu só quero que você saiba, você ainda é jovem e você tem uma vida inteira à sua frente. Eu não sou tão velho também, e não é hora de você dominar tudo ainda. Nossa família pode ser diferente, mas eu quero que você tenha uma vida boa como qualquer outro pai deseja. Eu quero que você saiba que você não precisa se preocupar quando preencher esse formulário de inscrição, porque o pai irá apoiá-lo no que quiser. O mundo é um lugar grande, e você deve explorá-lo enquanto você é jovem, amplie seus horizontes. Xiao-Zheng tem sua própria vida, assim como você tem a sua, e vocês dois são meus filhos ". 

"Pelo amor de Deus, papai", disse Xu Ping com olhos vermelhos e cheios de lágrimas. "Foi esse o script que você estava lendo?! Eu tive arrepios ouvindo isso. A ligação telefônica não é barata, pai. Prefiro que você compre mais lembranças para trazer de volta ".

"Meu Deus, você é um patife. Aqui estou tentando conversar seriamente com você. Isso não era um script! "

Xu Ping assentiu com o receptor entre o ombro e a orelha. "Sim, sim, sim, Sr. estreante Zhou".

Xu Chuan perdeu a vontade de continuar e apenas respondeu fracamente: "Oh, seja o que for, você é rebelde. Mas eu tenho que avisá-lo, não está muito pacífico do lado de fora ultimamente. Até nós passamos por isso no interior. Apenas um monte de crianças loucas, eu digo. Não se atreva a se unir com o quer que seja que eles estão fazendo! "

"Por que eu", Xu Ping retrucou, "O exame de admissão é no próximo mês!"

Xu Chuan sentiu-se aliviado. "Vocês jovens não passaram por nada. Você não conhece as consequências dos movimentos políticos ".

"Papai", Xu Ping perguntou: "Você quer falar com Xiao-Zheng?"

Xu Chuan fez uma pausa antes de responder, "Sim".

Xu Ping colocou o receptor e acenou para seu irmão.

Xu Zheng era um comedor rápido. Sua tigela estava vazia e ele estava assistindo à televisão enquanto estava sentado como um estudante primário com as mãos no colo. Seu olhar não mudou e estava muito concentrado. Tirando a falta de uma cauda, ​​ele parecia um golden retriever.

"Xiao-Zheng, é pai".

Xu Zheng lentamente esticou o pescoço para olhar sem mover o resto do corpo.

"Venha falar com o pai." Xu Ping esfregou suavemente a cabeça do irmão. "Pergunte como ele está".

Xu Zheng olhou para o irmão enquanto caminhava até o telefone.

"OLÁ!"

____________________________________________________________________

O livro iniciará sua abordagem sobre os protestos que ocorreram na China em 1989 liderados por estudantes universitários que eram contra o governo corrupto e repreensivo. Ao logo do livro aprenderemos mais sobre esse evento, como terminou e de que forma afetou nossos protagonistas.

9 Comentários

  1. Um.. Eu gostaria de saber qual é a idade deles agora, tô perdida 😰
    obrigada por traduzir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro um finalizou com eles crianças. O livro dois eles são adolescentes. A idade vai ser dita nos próximos capítulos. Mas Xu Ping está quase maior de idade e Xiao-Zheng está entre os 15/16

      Excluir
  2. Deixe eu prepara as caixas de lenços pq sei que vou chorar muito nessa novel. Obrigado 😘

    ResponderExcluir
  3. Tô sentindo q essas palavras do pai tá parecendo uma despedida tomará q eu esteja errada tô vendo na minha bola de cristal sofrimento kkkkkbjs bb bjs parabêns asia bl

    ResponderExcluir
  4. O Zheng e o Ping estão bem mais maduros nesse livro. Gostei dessa fase dos dois, por enquanto. Ótimo capítulo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou suspeito para falar desse livro, simplesmente AMO hahaha

      Excluir