Segunda atualização do dia. Se der tempo, atualizo os demais projetos.
Boa leitura!


____________________________________________________________________

Capítulo 18


Tradução/inglês: ayszhang
Tradução: Rubens



X daily, mentiras e blasfêmias! Você engana as pessoas, canalhas sem coração! Não é a hora da vingança! Mas, quando vier, as pessoas devem vingar-se! "

Quando Xu Ping pedalou pela Praça do Povo com o irmão sentado às costas, as pessoas já se reuniram em dezenas de milhares, bloqueando totalmente o trânsito. Uma mulher de cabelos curtos vestindo uma jaqueta cinza e segurando um alto-falante vermelho estava de pé diante de uma bandeira branca tão alta como ela mesma, inscrito com grandes personagens com tinta vermelha, gritando apaixonadamente o canto em direção ao mar de cabeças diante dela.

Diretamente a oeste da praça estava a prefeitura e, ao lado, era o escritório do principal jornal local, X Daily. Uma alta placa de comemoração de libertação estava no centro da praça, e em qualquer outro dia, haveria flores em torno dela. No entanto, neste dia a praça estava repleta de pessoas.

Preso em um engarrafamento de bicicletas, Xu Ping saltou como os outros ciclistas e agarrou a mão do irmão. "Tem muita gente aqui. Você não deve soltar minha mão ".

A mulher de cabelo curto desceu ao pódio, substituída por um homem magro e alto.

"Ontem nós paramos no tema da democracia. O que é democracia? Pelo que vejo, a 'demo' significa 'pessoas' e 'cracia' significa 'poder'. Nós, as pessoas, precisamos tomar o poder!"

Uma torcida esmagadora de aplausos e torcedores explodiu entre a multidão.

Xu Ping estava preso ao local como se não pudesse acreditar em seus olhos.

Xu Zheng agarrou abruptamente seu braço.

Xu Ping virou-se para encontrar ainda mais pessoas reunidas na praça, muitas das quais vieram em bicicletas com bandeiras vermelhas saindo da parte de trás em que foram escritas as palavras "Universidade de ‘X’!" [NT: Lembre-se que para não citar nomes reais, os autores chineses sempre determinam nomes próprios com letras.]

Xu Zheng segurava o braço de seu irmão com tanta força que seus dedos se afundavam na carne.

"Não se preocupe. Nós estamos saindo agora. "

Ao empurrar a bicicleta, Xu Ping tentou o seu melhor para se espremer.

"Com licença! Tentando passar! "

Ele empurrou a bicicleta com uma mão enquanto segurava a mão do irmão com a outra.

Havia muitos estudantes que usavam tiras brancas distribuindo folhetos. Escrito com tinta preta em sua faixa de cabeça haviam três palavras: ‘GREVE DE FOME’.

"Por favor, apoie nossa causa!"

Um desses alunos entrou no caminho de Xu Ping e pegou um folheto no rosto.

"O país pertence ao povo, e nós somos o povo. Meu colega de estudo, sinta isso em seu coração para nos ajudar! "

Xu Ping pegou o folheto e observou-o – GREVE DE FOME: UMA DECLARAÇÃO.

Ele empurrou o aluno para trás um pouco. "Saia do caminho, por favor. Estamos com pressa. "

Ele se virou para procurar seu irmão, e o menino apareceu bastante perturbado na turbulenta multidão.

Xu Ping tomou a mão de seu irmão, entrelaçando os dez dedos. "Não importa o que aconteça, não solte minha mão!" [Rubens: Essas pequenas coisas fazem meu coração derreter de amor]



Os dois meninos estavam meia hora atrasados quando chegaram à quadra de basquete. Xu Ping trancou a bicicleta e viu um He Zhi sem camisa que corria atrás da bola. Ele encontrou um banco de pedra debaixo de uma árvore de sombra para Xu Zheng para se sentar.

He Zhi viu Xu Ping e saiu da quadra depois de contar aos seus companheiros de equipe.

Xu Ping riu: "Desculpe, Da-Zhi, ficamos presos na Praça do Povo no caminho".

"Eu esqueci de lhe dizer." He Zhi bateu sua própria coxa. "Há muitos estudantes sentados em protesto na semana passada. Todas as estradas estão atoladas. "

Xu Ping franziu a testa sem falar.

He Zhi era uma cabeça mais alto que Xu Ping. Ele tinha um rosto médio, mas era enorme e pesado. Sua pele estava escura com um tom vermelho como se estivesse queimando carvão.

Ele notou Xu Zheng atrás do Xu Ping e se inclinou para cumprimentá-lo. "Lembra-se de mim, Xiao-Zheng? Eu sou Da-Zhi-gege. Eu costumava ir até sua casa. "

Parecia que Xu Zheng não tinha ouvido nada.

Xu Ping chutou seu amigo. "O que diabos você está dizendo, 'Da-Zhi-gege ?!'"

Da Zhi esfregou seu cabelo curto e começou a rir.

"Seu irmão ainda não gosta de falar, hein. Eu pensei que seria melhor com o tempo. "

Xu Ping parou no meio de tirar a camisa e respondeu levemente: "Ele sempre foi e sempre será assim".

He Zhi esfregou o nariz, percebendo que ele não deveria ter dito isso.

Xu Ping tirou a camisa saindo da regata branca embaixo. Ele bateu He Zhi nas costas. "OK. Vamos jogar bola. "

Comparado com seu amigo, Xu Ping tinha uma pele muito pálida e era muito mais magro. Seus ombros eram dolorosamente visíveis nas costas. Embora ele não fosse muito alto, suas proporções estavam bem equilibradas. Os músculos abraçaram seus ossos confortavelmente, fazendo com que ele parecesse uma vara magra de bambu.

"Você parece muito mais magro do que a última vez." Com um olhar alto, He Zhi perguntou: "Os estudos estão lhe causando um preço?"

Xu Ping pegou uma bola de He Zhi e driblou algumas vezes. "Essa é a prova de admissão para você. Eu estive arrastando todas as noites ultimamente [NT: Estudando muito e não dormindo bem], mas tudo ficará bem após os exames." Ele passou a bola de volta para o amigo e assentiu: " Então, vamos jogar ou não? "

A quadra de basquete pertencia ao Instituto de Pesquisa de Ferro e Aço da cidade, e uma série de jovens da vizinhança vinham jogar nas tardes de sábado. A pintura branca marcava a quadra sobre o cimento. Salgueiros exuberantes plantados ao longo da estrada alinhavam-se de um lado da quadra, seus ramos e folhas balançando na suave brisa.

Xu Ping esticou o corpo, afrouxando seus membros e pescoço, e pulou no local. O vento em maio ainda era frio e os arrepios subiam por toda a pele.

A luz solar dourada estava vindo do prédio para o oeste. Xu Ping entrecerrou os olhos quando acenou para o irmão.



Bonk! A bola saltou do painel e girou no aro antes de cair no chão.

Xu Ping limpou o suor em sua cabeça e apoiou as mãos nos joelhos enquanto ofegava por ar.

Um dos jogadores da outra equipe sinalizou para He Zhi e gritou: "Ainda temos outros planos. Vamos parar aqui. "

He Zhi assentiu e foi buscar a bola que havia saído dos limites da quadra.

Ele trouxe Xu Ping para sentar no banco de pedra ao lado. Ele tirou uma garrafa de água da mochila e tomou um gole antes de entregar a Xu Ping.

Xu Ping suou tanto que seu rosto estava um pouco pálido. Ele pegou a garrafa e engoliu vários bocados. Então ele jogou um pouco sobre sua cabeça e passou os dedos pelos cabelos curtos.

"Obrigado", ele disse, entregando a garrafa de volta ao amigo. "Eu sempre acabo bebendo sua água".

"Não mencione isso." He Zhi riu. "Eu não o via há séculos. Você ficou super ocupado desde que entrou no ensino médio. Nem sequer pude fazer você sair para um jogo ".

Xu Ping cruzou os braços e descansou-os nas coxas enquanto sorria olhando para cima. "Se fosse outra pessoa, eu não o faria, mas por você, eu sairia, não importa o que".

He Zhi riu alegremente.

Os dois amigos ficaram em silêncio. Xu Ping virou-se para olhar para o irmão que estava sentado como um aluno primário com as palmas das mãos abertas nas coxas e a cabeça inclinada para a frente. Aliviado, Xu Ping se virou.

"Você deve entregar o formulário de inscrição no final deste mês, não é? Para quais escolas você está se inscrevendo? "

Xu Ping assistiu alguns homens jovens correndo na quadra de basquete. "Ainda não decidi".

He Zhi considerou por um momento antes de dizer com tranquilidade: "Eu não estou preocupado com você, no entanto. Você obteve boas notas, então você entrará em qualquer escola que você solicite. De volta ao ensino secundário, você até entrou no topo da escola provincial que era uma das escolas mais difíceis de entrar. Minha mãe me irritou por três dias inteiros, perguntando-me por que eu não era mais como você.”

Xu Ping virou-se para olhar para o amigo de sua infância.

He Zhi arrancou um ramo de salgueiro acima de sua cabeça e girou para se divertir.

"Quanto você marcou no exame simulado da cidade?"

Xu Ping disse um número.

"Maldito!" He Zhi amaldiçoou.

Ele baixou a cabeça com vergonha. "Você não teria problemas com as escolas de classificação on-line. Se você fizer bem no dia dos exames, você pode até ir a Tsinghua ou para a Universidade de Pequim. Será difícil para nós nos encontrarmos depois de você ir para Pequim ".

"Pare de besteira", retrucou Xu Ping calmamente.

He Zhi riu e soltou um suspiro de frente para o céu. "Meu pai estava certo. Eu não sou feito para a escola. Honestamente, mal consegui metade do que você obteve no exame simulado. A universidade provavelmente está fora do meu alcance, mas meu cunhado é um policial da cidade. Através de sua conexão, irei à academia de polícia e me tornarei policial depois de me formar.”

"O que há de tão ruim em se tornar policial?" Xu Ping lecionou. "É um trabalho honrado, e muitas pessoas querem, mas não podem se tornar um. Além disso, você é um cara grande com alguns grandes movimentos. Você sempre gostou de enfiar o nariz na colmeia de outras pessoas, e você nem pode ficar sentado em uma cadeira. Você nasceu para ser policial. Seria uma perda da parte do departamento de polícia se você não se juntasse, e as pessoas certamente se levantarão em protesto também! "

He Zhi explodiu em gargalhadas. Ele bateu o ombro de Xu Ping, perguntando. "Desde quando você é um bom falador?"

Xu Ping soltou a mão de seu amigo. "Estou falando sério. Ninguém tem tempo para animá-lo! "

He Zhi suspirou. "Bem, você descobriria mais cedo ou mais tarde, então pensei que quanto antes eu lhe dissesse, mais cedo eu conseguiria tirar isso do meu peito".

Xu Ping lançou um olhar a seu amigo. "O que, não me diga que você também tem estresse?"

He Zhi apenas sorriu.

"Oh, certo, adivinhe quem eu vi no outro dia, Ping-zi?"

"Quem?"

"Nosso colega de classe elementar, seu arqui-inimigo, Lu Jia!" [NT: O desgraçado que bateu nos nossos bebês.]

Xu Ping mal piscou e respondeu com um "Huh" não entusiasmado.

"O cara é uma pessoa completamente diferente. Eu nem o reconheci no início, mas seu rosto quadrado e sobrancelhas grossas ainda são iguais. Ele parecia tão perigoso, não como alguém da nossa idade, você sabe ".

Este intrigado Xu Ping disse: "O que ele está fazendo agora?"

"Seu pai foi arrastado para fora do escritório durante o yanda[1] alguns anos atrás, e sua mãe se divorciou de seu pai, levando seu irmãozinho com ela. Suas notas não eram boas o suficiente para o ensino médio, então, depois do fundamental, ele começou uma empresa de construção civil com um parente. Agora eles estão indo comprar propriedades de fazendeiros. "

Xu Ping levantou uma sobrancelha. 

"Você não acredita, ele parece estar tendo uma boa vida. Uma corrente de ouro em volta do pescoço, um celular na mão. Meu pai e meu cunhado convidaram o administrador da academia de polícia para uma refeição no restaurante mais caro da cidade, e esse cara estava sentado na mesa ao nosso lado, falando cantonês. Você pode acreditar nisso? "

Xu Ping também começou a rir.

"Lu Jia falando cantonês?"

"Acredite ou não! Eu nem o reconheci. Ele veio até mim primeiro e até bebeu uma rodada com todos. Esse cara tem alguma tolerância para beber baijiu como água. Seu rosto nem se tornou cor-de-rosa. Ele até me deu um cartão, aquele pequeno bastardo. Estava um puto amostrado, tinha um maldito perfume e uma merda de design de ouro. Disse que era vice gerente de alguma empresa imobiliária ".

"Qual companhia?"

"Não consigo lembrar, mas ele não é o grande jogador. É seu tio ou quem quer que seja. Ouvi meu cunhado dizer que seu tio ganhou um lance da cidade para construir a rodovia interurbana ".

Xu Ping assentiu.

"Ah, certo, ele também perguntou sobre você. Diz que quer levá-lo para almoçar algum dia e pediu seu número. "

"O quê?" Xu Ping exclamou. "Lu Jia quer comer comigo?!"

"Uh-huh, eu também estava surpreso. Ele odiava você no passado, então, teve a coragem para brigar com você, e ele mesmo intimidou seu irmão. Agora ele está agindo como se vocês dois fossem melhores amigos. Que grande bosta de cavalo! [Rubens: É cada xingamento que esse povo tem, kkkkkkkkk]

"E você deu o meu número?"

"De jeito nenhum! Eu disse a ele que esqueci e deixei como estava. Se você quiser levá-lo, eu vou entrar em contato com ele. "

Xu Ping pensou nisso com o nariz enrugado antes de perguntar: "O que você acha que Lu Jia quer comigo?"

Ele respondeu com uma careta: "Não tenho certeza. Mas eu tenho que avisá-lo. Ele não é o mesmo Lu Jia que conhecemos desde o ensino fundamental. Você deve ter cuidado porque ele não é um de nós."

Xu Ping afastou o ramo que caiu em sua cabeça. "Eu sei. Eu sabia que tipo de pessoa ele era desde os doze anos."

Ele voltou a olhar seu irmão.

"Eu não quero vê-lo. Se ele perguntar por mim novamente, tire-o das minhas costas por mim. "

He Zhi assentiu.

____________________________________________________________________

Nota de tradução:

[1] Yanda, ou "ataque duro" são uma série de campanhas do Partido Comunista para combater as altas taxas de criminalidade e a agitação civil geral. Ocorreu quatro vezes até agora: 1983, 1996, 2001 e 2010. O primeiro varreu a China a partir de julho de 1983. O pai de Lu Jia provavelmente foi apanhado nas últimas ondas da campanha de 1983 que na realidade se estendeu por vários anos depois de 1983, embora a maioria da ação tenha ocorrido em 1983.

4 Comentários